Instituto Pensar - Ministério da Justiça envia cópia de dossiê ao Congresso

Ministério da Justiça envia cópia de dossiê ao Congresso

por: Igor Tarcízio 


O ministro da Justiça e Segurança Pública, André Mendonça (Imagem: Reprodução/Fotos Públicas)

Nesta terça-feira (11), o Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) encaminhou ao Congresso uma cópia do relatório sobre opositores do governo Jair Bolsonaro (sem partido).

O documento, com cerca de 200 páginas, foi entregue ao presidente da Comissão Mista de Controle das Atividades de Inteligência (CCAI), senador Nelsinho Trad (PSD-MS), antes que o colegiado fizesse uma solicitação. Em nota, a pasta também informou que a Polícia Federal vai investigar o vazamento do "dossiê”.

Mais cedo no mesmo dia, a pasta se recusou a entregar o relatório ao Ministério Público Federal (MPF) uma cópia do dossiê que monitorou 579 servidores públicos ligados a grupos antifascistas.

Dossiê de opositores

A existência do documento feito pela Diretoria de Inteligência da Secretaria de Operações Integradas (Seopi) com informações sobre servidores da área de segurança pública e da educação identificados com o movimento antifascismo foi revelada pelo portal UOL em julho.

Na sexta-feira passada, o ministro da Justiça negou o termo "dossiê", afirmando que remete a algo ilegal, mas admitiu que a pasta monitorou opositores ao governo.

Os parlamentares só deverão ter acesso ao relatório da pasta na semana que vem. O senador Nelsinho Trad afirmou ao Estadão que vai marcar uma reunião virtual com os integrantes do colegiado na próxima terça (18).

O parlamentar faz parte da missão brasileira de apoio ao Líbano e embarca hoje ao país árabe, com previsão de volta apenas na segunda-feira que vem. Quem quiser ter acesso ao material, compilado em um CD, terá de assinar um termo de confidencialidade se comprometendo a não liberar o conteúdo do relatório.

Com informações do Estadão



0 Comentário:


Nome: Em:
Mensagem: